Secretária Executiva recebeu académico Papa Abdoulaye Seck

Secretariado Executivo - Segurança Alimentar
Nota Informativa

A questão da Soberania Alimentar esteve no centro de um encontro de trabalho realizado nesta quinta-feira, 23 de Outubro, em Lisboa, entre a Embaixadora Maria de Fátima Jardim, Secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e o Académico Dr. Papa Abdoulaye Seck, antigo Ministro da Agricultura e Equipamento Rural do Senegal.

 

A reunião decorreu no Salão Dourado do Palácio Conde de Penafiel, sede da CPLP, e enquadrou-se no processo de desenvolvimento da nova Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP.

 

Durante o encontro, o Académico Dr. Papa Abdoulaye Seck apresentou uma exposição detalhada sobre os conceitos de soberania alimentar e segurança alimentar e nutricional, tendo evocado a necessidade de reforçar a articulação entre estes domínios.

 

O Académico senegalês começou por expressar a sua gratidão à Secretária Executiva da CPLP pelo convite para debater um tema que considera essencial para o futuro das nações lusófonas.

 

No decorrer da sua intervenção, explicou o seu entendimento sobre soberania alimentar e a forma como esta se deve articular com a segurança alimentar, tendo destacado que um país que pretenda alcançar a segurança alimentar sustentada na soberania alimentar deve atender a vários elementos fundamentais.

 

No final do encontro, o Dr. Papa Abdoulaye Seck assinou o Livro de Honra da CPLP, na presença da Secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a Embaixadora Maria de Fátima Jardim.

 

Importa referir que o Senegal é Observador Associado da CPLP desde Julho de 2008, estatuto que tem permitido reforçar os laços de cooperação com os Estados-membros da Comunidade, em particular nas áreas da agricultura, segurança alimentar e investigação científica.

 

O Académico Dr. Papa Abdoulaye Seck é um investigador reconhecido mundialmente como especialista em políticas e estratégias agrícolas.

 

É membro de várias academias científicas e agrícolas internacionais, entre as quais se destacam a Academia das Ciências do Senegal, a Academia de Agricultura de França e a Academia Mundial das Ciências.

 

É autor de mais de 130 artigos científicos e prefaciador de cerca de vinte obras dedicadas à agricultura mundial.

 

Últimas Notícias

Ver todas