Áreas de Intervenção

ÁREAS DE INTERVENÇÃO

O Fundo constituído com os recursos angariados pela Campanha, servirá para implementar projetos alinhados com os três eixos prioritários da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (ESAN-CPLP), tendo sido definidas as seguintes 3 áreas de intervenção:
 


1. TERRITÓRIOS LIVRES DA FOME

Apoio a iniciativas de fortalecimento da participação social para a governança da Segurança Alimentar que contribuam para a resolução de problemas específicos das comunidades locais, gerando, também, boas práticas para possíveis políticas públicas nacionais:

  • Iniciativa implementada pela Sociedade Civil da CPLP de forma autónoma;
  • Iniciativa implementada de acordo com Termos de Referência a serem elaborados pela Sociedade Civil e pólos universitários, após aprovação pelo Secretariado Executivo da CPLP.

Tipologia de ações previstas: Iniciativas visando melhorar o acesso coletivo a recursos produtivos (terra, água, sementes locais), (tecnologias sociais) e outros serviços (educação, saúde).

 

2. AGRICULTORES SEM FOME

Apoio a iniciativas que contribuam para a resolução de problemas específicos dos agricultores familiares na CPLP.

  • Iniciativa implementada pela Plataforma de Camponeses da CPLP de forma autónoma;
  • Iniciativa implementada de acordo com Termos de Referência a serem elaborados pela Plataforma de Camponeses da CPLP, Universidades e aprovados pelo Secretariado Executivo.

Tipologia de ações previstas: Programas de Intercâmbio de conhecimentos - Agricultor a Agricultor relacionado com modos de produção, alternativas de transformação, comercialização e organização.


3. CRIANÇAS COM FUTURO

Reforço e construção de redes de apoio social visando a resolução imediata das situações de subnutrição infantil e das mulheres:

  • Iniciativa implementada pelos órgãos de poder local na CPLP;
  • Iniciativa implementada de acordo com Termos de Referência a serem elaborados por grupo de trabalho envolvendo a sociedade civil, as Universidades e o poder local, e aprovados pelo Secretariado Executivo.

Tipologia de ações previstas: reforço dos serviços básicos locais na área da educação e saúde incluindo programas de alimentação escolar.