Coligação Internacional para a governança dos sistemas alimentares territoriais

UN Food Systems Summit +2 Stocktaking Moment

Evento paralelo

A governança territorial para a transformação de sistemas alimentares sustentáveis e inclusivos

25 de julho às 18h00 (CET) – Videoconferência (Plataforma Zoom)

(Evento realizado em língua inglesa e Francesa)

 Inscrição

Programa

15 min

Abertura

·         Representantes da FAO, da Coligação para a Governança Territorial dos Sistemas Alimentares e do Mecanismo de Facilitação da Participação de Sociedade civil e da Academia da CONSAN-CPLP

10 min

Apresentação 1 – Futuros alimentares equitativos e sustentáveis

·         John Wilkinson

10 min

Apresentação 2 – Lições aprendidas na implementação de uma arquitetura de governança multi-nível para os sistemas alimentares

·         Manuel Clarote Lapão

10 min

Apresentação 3 – Os mecanismos de governança para os sistemas alimentares nacionais e subnacionais liderados pelo Estado - lições aprendidas e desafios

·         Gilberto Silva

20 min

Debate

5 min

Comentários finais

Moderador - Francisco Sarmento, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO)

 

Oradores

 

Contexto

O Stocktaking Moment de 2023 vai permitir reforçar a implementação dos percursos nacionais de transformação do sistema alimentar desenvolvidos no contexto da Cimeira dos Sistemas Alimentares de 2021.

Estes percursos podem ser acelerados e o seu impacto pode ser mais significativo se todos os atores relevantes, de todas as áreas setoriais e todos os níveis de tomada de decisão estiverem envolvidos. Por outras palavras, os mecanismos de governança adequados são essências para a implementação inclusiva dos percursos nacionais de transformação dos sistemas alimentares nacionais.

Unfss2

Ao adotar uma abordagem territorial para a governança dos sistemas alimentares, os Estados-Membros podem reunir as partes interessadas relevantes de vários níveis, incluindo nacional, subnacional e internacional para colaborar, aumentar a coordenação e desenvolver soluções mais eficazes e específicas ao contexto para criar sistemas alimentares mais equitativos e sustentáveis.

Com base em eventos anteriores, incluindo uma sessão paralela no UNFSS e a colaboração com a FAO, a UNEP, a GIZ e outras organizações reunidas no "grupo de trabalho ad hoc para a Governança Territorial", este evento paralelo continuará o diálogo para abordar os principais desafios na construção de mecanismos inclusivos de governança dos sistemas alimentares utilizando uma abordagem territorial.

Objetivos

Contribuir para a implementação de percursos nacionais de transformação do sistema alimentar, partilhando as lições aprendidas sobre governança territorial dos sistemas alimentares.

Finalidades esperadas e ações de acompanhamento

Finalidades: Expandir a informação e sensibilização a nível mundial sobre a importância da abordagem territorial para uma governança inclusiva e sustentável dos sistemas alimentares

O acompanhamento incluirá o apoio aos países membros para reforçar ou estabelecer mecanismo de governança territorial para os sistemas alimentares.

_
_

Organizadores

Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Coligação internacional para a Governança Territorial dos Sistemas Alimentares

 

Entidades co-organizadoras

FAO 

Actuar – Representando o Secretariado do Mecanismo de Facilitação da Participação de Sociedade civil da CONSAN-CPLP

Mecanismo de Facilitação da participação da Academia e Instituto de Investigação no CONSAN-CPLP

 

Mais Informação: UN Food Systems Summit +2 Stocktaking Moment

 

Coligação Internacional para a Governança dos Sistemas Alimentares Territoriais

Colig Int San

 

 

O principal objetivo da Coligação Internacional para a Governança dos Sistemas Alimentares Territoriais é reforçar a estrutura de governança multinível para os sistemas alimentares sustentáveis, dar prioridade à governança dos sistemas alimentares territoriais na agenda política e trocar conhecimentos sobre a governança dos sistemas alimentares.

Na sequência de resultados piloto iniciais, a III Reunião Ordinária do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSAN-CPLP) (Luanda, julho de 2021) aprovou algumas recomendações para a Cimeira dos Sistemas Alimentares das Nações Unidas (UNFSS), incluindo o estabelecimento de uma coligação internacional para a promoção da governança territorial priorizando sistemas alimentares sustentáveis e dietas saudáveis.

Recorde-se, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) aprovou por consenso em 2018, através do CONSAN-CPLP, uma iniciativa para a "Promoção de sistemas alimentares territoriais sustentáveis na CPLP". A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) apoiou a CPLP com iniciativas piloto em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, desenvolvendo um diagnóstico dos sistemas alimentares participativos multissectoriais, e recomendações de programas e políticas relacionadas com a promoção de sistemas alimentares territoriais sustentáveis visando a alimentação saudável.

A institucionalização, o financiamento e a implementação de estruturas a vários níveis (integração horizontal e vertical) são questões importantes para promover um impacto mais significativo.

A este respeito, o Secretariado Executivo da CPLP, Zacarias da Costa, sugeriu o estabelecimento de uma "Coligação Internacional para a governança dos sistemas alimentares territoriais" entre os seus Estado-Membros, seus Observadores Associados, e outros parceiros relevantes e interessados.