Oradores

Aguinaldo David
Diretor Executivo da Associação dos Amigos da Natureza, (laureada pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente com o Prémio Global 500) de Cabo Verde.
Mestre em Produção Animal pela Centre national d’études agronomiques des régions chaudes (Montpellier) e licenciado Engenharia Zootécnica pela Faculdade de Agronomia – Universidade de Novi Sad – SÉRVIA Ex-JUGOSLÁVIA (1984-1990). Foi Delegado do Ministério da Agricultura, Alimentação e Ambiente em S. Antão (1994- 1998), assim como Diretor do Centro de Promoção e Desenvolvimento da Pecuária – Praia (1998-1999) e Coordenador Regional (Santo Antão) do projecto FLORESTA E SEGURANÇA ALIMENTAR (FAO/GCP/303). Representante da Sociedade Civil no CNSAN – Conselho Nacional de segurança Alimentar e Nutricional de Cabo Verde.

 

Alberto Beltrame
Secretário Executivo do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário do Brasil.
Mestre em Gestão de Sistemas de Saúde pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Ocupou o cargo de Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, entre 2008 e 2011 e em 2017. Na área de assistência social, foi presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, no início da década de 1990. Entre 1994 e 1996, foi diretor-presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social e diretor do Trabalho na Secretaria Estadual do Trabalho, Cidadania e Assistência Social/RS de 1996 a 1997.

 

Alfredo Campos
Dirigente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), de Portugal, à qual está directamente ligado desde 1989. Activista do Movimento Camponês desde o 25 de Abril, apoiou a criação de Ligas e Uniões de Ligas de Pequenos e Médios Agricultores, do MARN-Beiras (Movimento de Rendeiros) e a criação de Conselhos Directivos de Baldios, particularmente na Região Centro. Tem representado a CNA em numerosas iniciativas institucionais e associativas de âmbito nacional e internacional.

 

Caio França
Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi Chefe de Gabinete do Ministro do Desenvolvimento Agrário (2006 a 2010) e Chefe da Assessoria Internacional (2013 a 2015). Chefe de Gabinete Adjunto da Presidência da República (2011 a 2013). Colaborou com a elaboração das Diretrizes de Políticas para a Agricultura Familiar nos Países da CPLP (2015 a 2017).

 

Francisco Sarmento
Chefe do Escritório de informação da FAO em Portugal e junto da CPLP, desde janeiro de 2017. Doutorado em Ciências Sociais e Mestre em Políticas Públicas para a Agricultura, ambos na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Em 2004 foi nomeado Diretor Internacional da área de Direito Humano a Alimentação Adequada na ActionAid International. Em 2009 foi nomeado para o grupo de contato para a reforma do Comitê Mundial de Segurança Alimentar das Nações Unidas. Na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) foi responsável pela elaboração da Estratégia de parceria com a Sociedade Civil, Apoio à Presidência Angolana da Conferência regional da FAO e coordenador da elaboração da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP.

 

Gustavo Toruño
Engenheiro agrónomo e pequeno criador de gado. Cofundador da União Nacional de Agricultores e Produtores de Gado da Nicaragua, onde exerce funções de dirigente nacional há cerca de 15 anos. Coordenador do Comité Nacional da Agricultura Familiar. Membro do Conselho Regional do PDRR (Programa Diálogo Regional Rural – América Central).

 

Jefferson Coriteac
Secretário Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário do Brasil.
Formado em administração de empresas e em administração pública na Escola de Governo da Universidade de São Paulo.
Iniciou uma trajetória sindicalista, em 1994, tendo trabalhado como chefe de gabinete da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, do governo de São Paulo. Em 2000, foi eleito Diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. Ocupa a cadeira de 4º vice-presidente do Sindicato e é presidente do Conselho Fiscal da Força Sindical, cargos suspensos desde que assumiu o posto de secretário adjunto da SEAD.

 

José Graziano da Silva
Diretor Geral da FAO desde janeiro de 2012 (reeleito para 2º mandato).
Pós-Doutorado em Estudos Latino-Americanos (University College of London) e Estudos Ambientais (Universidade da Califórnia, Santa Cruz). Ph.D. em Ciências Económicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Em 2003, como Ministro Especial de Segurança Alimentar e Luta, do Brasil, foi responsável por implementar o programa Fome Zero. Foi responsável pelo escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe de 2006 a 2011.

 

Joana Rocha Dias
Coordenadora da Rede da Sociedade Civil para a Segurança Alimentar e Nutricional na CPLP (REDSAN-CPLP).
Doutora em Governação, Conhecimento e Inovação pela Universidade de Coimbra (Centro de Estudos Sociais) e Mestre em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade – Estudos Internacionais Comparados pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, trabalhando temas como a participação social na construção e monitoramento de políticas públicas, direito humano à alimentação adequada e governança de conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade. Faz parte da equipa da ONG portuguesa ACTUAR (Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento).

 

Jorge Correia Santos
Presidente da CAL
Licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais, tendo Pós-Graduação em Comércio Internacional e Marketing Agro-Alimentar. Exerceu e ainda exerce cargos directivos em várias empresas e associações do agronegócio, destacando-se: director internacional da Holding Agro-Industrial NUTASA SGPS; Consultor da GreenVille & Alderman (Irlanda), administrador da Globalfood Agro-Commodities Lda, CEO da Siagri SA (Moçambique); Sócio da WMinerios Brasil, administrador da Leaderfood lda, administrador da Vaggy SGPS, Inovopart SPGS e, vice-presidente da Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, da qual foi representante no Comité Europeu dos Jovens Agricultores, e membro do CNJ Conselho Nacional de Juventude, vice-presidente da LeaderOeste, director da Codimaco. Também pertenceu ao Conselho Nacional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Vice-Presidente da CEC Camara da Comercio do Centro, director geral da Confederação Nacional de Jovens Agricultores de Portugal, e sendo o actual Presidente da Câmara Agrícola Lusófona.

 

Lany Rebagay
Oficial de programas da Associação de Agricultores Asiáticos para o Desenvolvimento Rural Sustentável (AFA), rede que engloba cerca de 12 milhões de agricultores em 16 países da Ásia. Coordena o Programa de Cooperação para o fortalecimento das organizações de agricultores e é responsável pelo trabalho de advocacia política da AFA junto da ASEAN, SAARC e outros organismos internacionais. 

 

Luís Capoulas Santos
Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural de Portugal.
Licenciado em Sociologia na Universidade de Évora.
Entre 1995 e 1998 iniciou funções de Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural. Em 1998 ano assumiu a pasta como Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, até 2002. Foi ainda, Relator do Parlamento Europeu para as Reformas da Política Agrícola Comum (PAC) de 2008 e de 2013. Em 2006, recebe da Presidência da República de Portugal, a Grã-Cruz da Ordem do Mérito, Agrícola, Comercial e Industrial, classe do Mérito Agrícola, e em 2008, da República Francesa, o título de Comendador da Ordem do Mérito Agrícola.

 

Luís Vieira
Secretário de Estado Alimentação e Agricultura de Portugal.
Licenciado em Finanças no Instituto Superior de Economia.
Entre 1998 e 1999 foi Secretário de Estado da Modernização Agrícola e Qualidade Alimentar. Voltou a exercer as funções de Secretário de Estado nos três anos seguintes, primeiro como Secretário de Estado dos Mercados Agrícolas e da Qualidade Alimentar, depois como Secretário de Estado da Agricultura. Entre 2005 e 2009, é nomeado Secretário de Estado Adjunto da Agricultura e das Pescas e entre 2009 e 2011 como Secretário de Estado das Pescas e Agricultura.

 

Manuel Clarote Lapão
Diretor para a Cooperação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Licenciado em Ciências do Desenvolvimento e Cooperação, Mestre em Desenvolvimento Social e Económico em África, pelo ISCTE e Auditor da Defesa Nacional, pelo Instituto da Defesa Nacional. Atualmente frequenta o programa de doutoramento em Saúde Internacional pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa.
Entre 1993 e 1996, trabalhou na Direção Multilateral do Instituto da Cooperação Portuguesa, do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Leccionou entre 1993 e 2004 na Universidade Moderna de Lisboa, nas Licenciaturas de Desenvolvimento e Cooperação, Gestão do Desenvolvimento e Estudos Europeus, e de 2005 a 2012, no Instituto Nacional de Administração (INA) no Diploma de Especialização em Cooperação e Desenvolvimento (DECODE), ministrando temas ligados à temática da boa governança e quadro internacional e nacional de ajudas ao desenvolvimento.
Fez consultoria e dirigiu uma empresa de consultoria internacional, de 1996 a 2007, tendo coordenado mais de 25 projetos em países de língua portuguesa.Diretor para a Cooperação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

 

Maria do Carmo Silveira
Secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Doutorada em desenvolvimento socioeconómico na Universidade de Lisboa. Mestre em Administração Pública na Escola Nacional de Administração - ENA, Estrasburgo, França e Mestre em Ciência e Economia, especialização "Planeamento Económico" na Universidade de Donetsk, Ucrânia.
Foi nomeada duas vezes para o cargo de Governador do Banco Central de São Tomé e Príncipe, tendo vasta experiência com parcerias bilaterais e multilaterais, adquirida enquanto Diretora no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.
Entre 2005 e 2006, foi Primeira-Ministra e Chefe de Governo de São Tomé e Príncipe, acumulando as funções de Ministra do Planeamento e Finanças.

 

Maria Emília Pacheco
Antropóloga. Assessora da organização não-governamental FASE- Solidariedade e Educação, membro do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN) e do Núcleo Executivo da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). Presidio o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Brasil (Consea) de 2012 a 2016.

 

 

Maria João Botelho
Presidente da Federação Minha Terra, de Portugal.
Arquiteta Paisagista e Engenheira Agrónoma.
Atualmente, coordena o GAL da Associação para a Promoção do Desenvolvimento Rural do Ribatejo – APRODER. Foi Diretora do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, e de outras Áreas Protegidas, Diretora de Serviços de Apoio às Áreas Protegidas, do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas e Subdiretora Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano.
Foi sócia fundadora de diversas Associações de Desenvolvimento Local, nomeadamente da APRODER, Leader Oeste e ADIRN, e ADSAICA e Kársica. Integrou a Comissão Executiva da Região de Turismo do Ribatejo e a Comissão Regional de Turismo do Oeste e foi Administradora Delegada da Associação de Municípios do Oeste. Foi autarca, tendo exercido as funções de Presidente da Assembleia Municipal, Vereadora e Presidente da Câmara Municipal do Cadaval. Foi Presidente da Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas.

 

Marius Dia
Sócio-economista, com Diploma de Estudos Superiores Especializados em Estudos do Desenvolvimento e coordenador da Célula de Apoio Técnico do Conselho Nacional de Concertação e Cooperação dos Rurais - Senegal. Em representação da ROPPA (Rede de Organizações de Agricultores e Produtores da África Ocidental).

 

Miguel João de Freitas
Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural de Portugal.
Mestrado Europeu em Frutas e Legumes pela École National Supérieure Agronomique de Montpellier. Em 2005 foi eleito deputado à Assembleia da República onde foi coordenador do Grupo Parlamentar do Partido Socialista na Comissão de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Mar, tendo sido relator da Comissão Eventual para os Fogos Florestais (2005-2006) e do Grupo de Trabalho sobre a Problemática dos Incêndios Florestais (2014). Em setembro de 2006, assumiu funções na Representação de Portugal junto da União Europeia (REPER), em Bruxelas, como Coordenador de Agricultura e Mar, durante a Presidência Portuguesa da União Europeia. Foi na REPER, onde esteve até 2009, que presidiu também ao Comité Especial de Agricultura da União Europeia. Durante os anos de 2016 e 2017, foi Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal do Algarve.

 

Ousman Shehou
Criador de gado, socio-pastoralista, Secretário Geral da Federação Nacional de Criadores da África Central (FNEC) e Presidente da Concertação Nacional de Organizações Camponesas da África Central (CNOP CAF). Vice-presidente da PROPAC (Plataforma sub-regional de Organizações Camponesas da África Central).

 

Pedro Alves
Mecanismo de facilitação da participação do Sector Privado no CONSAN-CPLP.
Mestre em Gestão Hoteleira e licenciado em Tecnologia Alimentar, ambos pela Universidade Metropolitana de Manchester. Recebeu formação em várias instituições de ensino superior europeias: Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, Suiça; Universidade de Bona, Alemanha; Universidade Norueguesa das Ciências da Vida; Universidade Sueca de Ciências Agrícolas; e Universidade de Wageningen, Holanda. Mais recentemente, esteve envolvido em projetos de investigação, quer em Recursos Humanos – Universidade de Manchester e ISCTE; quer em Agroindústria Tropical no «Centro de Investigação de Agronomia Tropical – Cooperação e Desenvolvimento», do Instituto Superior de Agronomia.

 

Sambu Seck
Coordenador da Plataforma das organizações camponesas da CPLP (PC-CPLP).
Exerce ainda funções de Secretário-geral da Federação camponesa KAFO e do Diretor do Centro de formação camponesa de Djalicunda, na Guiné-Bissau.
Engenheiro em gestão e administração. De 1990 a 1993, foi Coordenador nacional da ONG Pan-africana RADI-ANID "Rede Africana para o Desenvolvimento Integrado". De 1993 a 2009 foi Coordenador nacional de programa de Cooperação para o Desenvolvimento da Fundação Suíça "SWISSAID". De 2003 a 2007 foi Coordenador do processo de descentralização de programa de Cooperação para o Desenvolvimento da Fundação Suíça "SWISSAID" em África. É Consultor nas áreas de Dinâmicas comunitárias e Estratégias de desenvolvimento rural, Valorização da memória, dos conhecimentos endógenos e expertises das organizações camponesas.

 

Teresa Ribeiro
Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal.
Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e curso de Auditora de Defesa Nacional.
Foi Secretária de Estado dos Assuntos Europeus entre 2008 e 2009. Entre 2010 e 2011, foi co-presidente do Comité de Comércio Externo e Investimento do Mediterrâneo, na Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo, e Administradora da Agência Portuguesa para o Investimento e Comércio Externo (AICEP). Foi Secretária-Geral Adjunta da União para o Mediterrâneo, entre 2013 e 2015.

 

 

Voltar